TORNE-SE MEMBRO E APÓIE ESTE BLOG VOCÊ TAMBÉM !!

28 maio 2010

NÃO POSSO OU NÃO QUERO?

CONVERSANDO COM UM ADICTO ESTA SEMANA, LEMBREI DO QUANTO É IMPORTANTE O "NÃO QUERER" E COMO É PERIGOSO O "NÃO PODER".
FALAVA ELE QUE NÃO PODIA USAR DROGAS, POIS ESTAVA TENTANDO JUNTAR DINHEIRO PARA ABRIR UM PEQUENO NEGÓCIO E MELHORAR SUA RENDA. CONTINUOU TENTANDO ME CONVENCER QUE SERIA FÁCIL PORQUE IRIA BEBER O BASTANTE, PARA QUE NÃO PRECISASSE USAR DROGAS PARA "VIAJAR". LEMBREI QUE EU, JÁ TINHA TENTADO ALGO PARECIDO E TAMBÉM VI MUITOS COMPANHEIROS DANDO DEPOIMENTOS DE COMO FORAM SUAS SUBSTITUIÇÕES.
MINHA PRIMEIRA SUBSTITUIÇÃO, FOI A CLÁSSICA TROCA DAS DROGAS QUÍMICAS POR ÁLCOOL (EU ECONOMIZEI UM BOM DINHEIRO), NÃO FIZ ISSO PORQUE QUERIA DEIXAR AS DROGAS OU ECONOMIZAR, SÓ FIZ POR QUE NAQUELA ÉPOCA NÃO TIVE ACESSO FÁCIL A MINHA DROGA PREFERIDA.
BEBIA TODOS OS DIAS COMPULSIVAMENTE, FICAVA MAL E DORMIA, MAS A VONTADE ADICTA PERMANECIA FORTE E CRESCENDO CADA VEZ MAIS, ATÉ SONHAVA QUE ESTAVA USANDO. E NA PRIMEIRA OPORTUNIDADE COMPREI...
DENTRO DA CLÍNICA A SUBSTITUIÇÃO MAIS COMUM É A POR COMIDA (COMO O POVO LÁ COME), PRECISAVA-MOS PREENCHER O VAZIO QUE EXISTIA COM A PRIVAÇÃO DAS DROGAS, ALGUNS FAZIAM ESSA TROCA PELA FÉ, ORANDO E SE DEDICAVAM A LEITURA DA BÍBLIA (ATÉ QUE ERA UMA BOA IDÉIA), MAS SEMPRE COM O PENSAMENTO CONTÍNUO DE QUE SE PRECISA, 'NÃO USAR DROGAS'. EU MESMO FIZ ESSAS DUAS SUBSTITUIÇÕES LOGO QUE CHEGUEI, E ASSIM QUE PASSEI PELO TEMPO DE ADAPTAÇÃO,  ME DEDIQUEI AO MÁXIMO NA LABORTERAPIA (TRABALHOS DENTRO DA COMUNIDADE), CHEGAVA A TRABALHAR 18 HRS POR DIA SÓ PARA NÃO QUERER USAR DROGAS E PREENCHER MEU VAZIO,  MAS SEMPRE COM O PENSAMENTO "SÓ POR HOJE EU NÃO VOU USAR", QUE ALIÁS É O QUE SE PREGA NA MAIORIA DOS CENTROS DE REABILITAÇÃO.
ALGUNS ADICTOS (RAROS) PASSAM A VIDA TODA FAZENDO SUBSTITUIÇÕES E SE PERMANECEM LIMPOS, A GRANDE MAIORIA FRAQUEJA (INFELIZMENTE), ACREDITO QUE ISSO  ACONTECE MUITO PELO FATO DE QUE ELES VIVEM UM "SÓ POR HOJE".
E ESSA FILOSOFIA DE VIDA DO ADICTO AFETA TAMBÉM A FAMÍLIA, QUE NO MEU PONTO DE VISTA DEIXA DE SER CO-DEPENDENTE PARA SE TORNAR O QUE VOU CHAMAR DE "CO-RESSOCIALIZADA . A FAMÍLIA DEIXA DE VIVER EM FUNÇÃO DO ADICTO ATIVO E PASSA A VIVER EM FUNÇÃO DO VICIADO COM A DOENÇA ESTACIONADA E É DIRETAMENTE AFETADA PELAS PRIVAÇÕES QUE O DEPENDENTE TEM  QUE SOFRER.
VOU CITAR EXEMPLOS; A ESPOSA É CONVIDADA PARA UMA FESTA DE CONFRATERNIZAÇÃO ENTRE COLEGAS DE TRABALHO E SEUS RESPECTIVOS CONJUGUES, SÓ QUE ENTRE OS CONVIDADOS A ESPOSA SABE QUE TERÁ UM ADICTO ATIVO QUE VAI FAZER USO DE DETERMINADA DROGA NO EVENTO. ELA PARA PRESERVAR E AJUDAR O ESPOSO A SE MANTER LIMPO NÃO VAI PODER IR A FESTA. RESULTADO:  NÃO VAI POR CAUSA DO ADICTO.
MAIS UM CASO: ANIVERSÁRIO DE UM PARENTE DO ADICTO EM RECUPERAÇÃO, E TODA A FAMÍLIA REUNIDA PARA UM ALMOÇO. OS AMIGOS CHEGANDO COM ÁLCOOL E A MÃE DO DEPENDENTE FICA PREOCUPADA E PEDE PARA OS CONVIDADOS NÃO BEBEREM, COM O INTUITO DE NÃO FACILITAR UMA RECAÍDA DO FILHO. RESULTADO: TODOS NO EVENTO FORAM AFETADOS PELA DOENÇA DO ADICTO.
VEJA BEM; NÃO ESTOU DIZENDO QUE NÃO VALE A PENA OU QUE, O SPH E AS COMUNIDADES TERAPÊUTICAS NÃO SEJAM IMPORTANTES PARA RECUPERAÇÃO DE UM DEPENDENTE, ATÉ MESMO PORQUE EU NÃO ESTARIA ESCREVENDO AGORA SE NÃO TIVESSE PASSADO POR UMA CT.
MAS SIM, QUE FOI MUITO MELHOR, QUANDO ACONTECEU O MILAGRE DE DEIXAR DE NÃO PODER USAR, PARA NÃO QUERER DROGAS. ISSO ACONTECEU EM UMA DAS REUNIÕES DE ESPIRITUALIDADE QUE ACONTECIAM NAS SEXTAS-FEIRAS DENTRO DA CLÍNICA. GRAÇAS A DEUS, QUE ATRAVÉS DO EVANGELIZADOR QUE PREGAVA SOBRE ATITUDE E FÉ, TIVE ESSA DEFINITIVA SUBSTITUIÇÃO (ENTENDEU AGORA PORQUE EU CHAMO DE MILAGRE). ENTENDI QUE SERIA DIFÍCIL VIVER LUTANDO CONTRA UMA VONTADE QUE NÃO ERA MINHA. APRENDI QUE JAMAIS ME LIVRARIA DA ANGUSTIA DA PRIVAÇÃO ENQUANTO À REMOESSE DENTRO DE MIM.
ENTÃO DECIDI DEIXAR DE NÃO PODER USAR DROGAS, ATÉ MESMO PORQUE ELA EXISTE EM TODO LUGAR (INFELIZMENTE), E PASSEI A NÃO QUERER. PARECE SIMPLES NÃO É?
HOJE ESCREVENDO ISSO VEJO QUE É REALMENTE FÁCIL. E SABE POR QUE?
PORQUE DEUS TEM UMA VITÓRIA EM MINHA VIDA, ELE FEZ DE MIM UM MILAGRE, E PARA O PAI, CRIADOR DO CÉU, DA TERRA E DE TUDO QUE A NELA, FAZER ISSO FOI "MOLEZA", SÓ PRECISEI DE UMA ATITUDE E ACREDITAR.
ATÉ A PRÓXIMA!
FIQUEM COM DEUS!!

Nenhum comentário: