BRASIL SEM CIGARROS - FANTÁSTICO - REDE GLOBO.

Resistir às crises de abstinência é a cura da dependência

Crise ou síndrome de abstinência é o nome dado ao conjunto de sintomas que se instalam quando o fumante interrompe o uso da droga causadora da dependência. Todo fumantes que tenha ficado sem cigarro por algumas horas já sentiu na pela alguns desses sintomas:
• Ansiedade
• Inquietação
• Tristeza
• Irritabilidade
• Distúrbios do sono
• Falta de concentração
• Suores
• Dor de cabeça
• Alteração do hábito intestinal
• Tonturas
Se de um dia para o outro alguém para de fumar, seu cérebro se ressente da falta da droga e toma providências enérgicas para obrigá-lo a usá-la novamente. Contudo, se a recusa em fornecer nicotina aos neurônios persiste, o cérebro começa a sofrer um longo processo de adaptação à nova realidade, como se precisasse reaprender a funcionar de “cara limpa”, como fazia antes de a dependência se instalar.
Quem deixa de fumar tem o direito de se considerar ex-usuário de nicotina; ex-dependente, jamais. Em algum canto do cérebro, a serpente da dependência está sempre à espreita do primeiro deslize. Aqueles que conseguem abster-se por apenas três meses ou passam décadas em abstinência, quando sofrem uma recaída voltam com rapidez ao número de cigarros diários anteriormente consumidos. A dependência de nicotina é uma doença crônica, incurável – o cérebro do fumante nunca mais volta ao estado original.

Entenda a relação do fumo e da bebida alcoólica

A nicotina é metabolizada (decomposta) no fígado e, em pequeno grau, nos próprios pulmões. A excreção da droga e de seus metabólitos (subprodutos resultantes da sua degradação) é feita pelos rins. A velocidade de eliminação pelos rins varia de acordo com a acidez ou alcalinidade da urina. Quanto mais ácida a urina, mais rapidamente a droga é excretada.
É por esse motivo que as pessoas fumam sem parar quando tomam bebidas alcoólicas: o álcool torna a urina mais ácida, aumentando a velocidade de excreção da nicotina. Para manter a concentração da droga no sangue exigida pelos neurônios dependentes, é preciso aumentar o número de cigarros consumidos.
  1. 1
    nacier abdala
    Fumei mais de 20 anos , deixei dessa pra a mais de 15anos . Hoje eu percebo como eu era um idiota .
  2. 2
    Edison
    Fumei 30 anos, deixei à 8. Cada vez que via ele aceso em cima da mesa com aquela fumaça e fedor maldito, comecei a ve-lo como inimigo de minha vida. Peguei tanta raiva dele , que consegui largar. Voce que fuma, não chegue muito perto das pessoas, pois quem não fuma, sente um odor horrivel de voce., seu idiota fidido e imbecil
  3. 3
    Arão Carvalho Torrejon
    me interessa bastante essa abordagem tão ampla desse serio problema de saúde pública, dentro de minha comunidade, muitas pessoas propagam que o fato de não parar é o fruto da fraqueza do individuo, seus conceitos ou pre-conceito no caso é de pessoas que veêm o cigarro apenas fisicamente e nada mais. Nóis dependentes sabemos que o tamanho do problema não se referi ao tamanho fisico do cigarro, mas de sua vasta composição, espero que esta serie deixe bem claro isso, e que o pre-conceito seja banido de nossa sociedade!!!
  4. 4
    maria da penha lopes
    quero essa tabela manda para mim obrigada.
  5. 5
    Deise
    também quero essa tabela, obrigada
  6. 6
    maria luisa cabral
    eu nao consigo parar de fumar eu fiquei um dia sem por o cigarro na boca medeu dor de cabeça diareia e tremedeira eu pensei que ia morrer por favor me ajuda
  7. 7
    Rodrigo
    Alguém pode fornece essa tabela, desde já agradeço!
  8. 8
    sou genaro da rosa castro
    Dr. sou fumante desde os 18 anos, as20 anos tive embolia pulmonar, sou diabético estou tomando medicamento para parar de fumar omedicamento é o zetron, tomo 2 por dia, quero entrar nessa do Brasil sem cigarro do dr. drauzio varella. peço desesperadamente ajuda tenho 55 anos e quero parar mesmo, sou de santana da boa vista -rs. pode me enviar resposta para meu msn.
  9. 9
    maiki carvalho
    Por favor mande para mim essa tabela. Agradeco muito
  10. 10
    marcos bacaro
    ….me mandem a tabela. Obrigado.
  11. 11
    GENARO
    Dr. O MEDICAMENTO QUE ESTOU TOMANDO ESTA ME PROVOCANDO
    TREMORES PELA PARTE DA MANHÃ MAIS OU MENOS PELAS 10HS, O
    MEDICAMENTO É O ZETRON E MEU CORAÇÃO FICA UM POUCO ACELERADO O QUE O SENHOR TEM A ME DIZER A ESSES SINTOMAS ? COMO JÁ FALEI ANTES SOU DIABÉTICO, GOSTARIA MUITO DA SUA AJUDA E ENTRAR NO BRASIL SEM CIGARRO. SE FOR ATENDIDO FICAREI MUITO AGRADECIDO. SANTANA DA BOA VISTA-RS.
  12. 12
    carlos alberto
    estou sem fumar desde domingo (dia 6)depois do fantastico,na terça feira , estava me semtindo bem ,de repente me faltou oxigenio ,fiquei inconsciente por alguns segundos ,vomitei muito sangue e fui parar no UPA.(amanha vou p/ o hospital fzr endoscopia…a nicotina poderia ter maquiado os sintomas da ulcera?pois ate entao nao sentía nenhuma dor…..obrigado….
  13. 13
    Maria Engrácia da costa caje
    Sou evangélica tenho chorado nos pés de jesus mais não consigo deixar o cigarro tenho sofrido descriminação dentro da igreja mais não perco a fé a esperança porque eu preciso de Deus tenho 53 anos fumo comecei com 12 anos vou entrar nesta brasil s cigarro espero vencer
  14. 14
    leonice
    fumei 23 anos, deixei o cigarro há 8anos minha força de vontade foi maior, hoje tenho saúde.
    Desejo para essas pessoas que fumam, muita força de vontade, vale apena.
  15. 15
    neuzimar
    fumo a 18anos e vivo passado mal;sem vontade de comer; minha pele e feia olho no espelho e vejo como estou envelecendo rapido e sei que isso td e devido ao cigarro minha vida e sem graça me ajude tenho 30anos mas pareco ter 40 de tao velha que estou quero para me ajude mande a tapela neuzimar de nova iguaçu
  16. 16
    Ivo Boing
    Fumei por mais de 20 anos, ai parei. A uns 2 anos atrás quase voltei a fumar novamente, mas, parei pensei e vi que estava cometendo uma loucura, mas desisti de uma vez por todas, e tenho certeza que agora é pra valer. O Dr. Dráuzio Varela esta de parabéns junto com o Fantástico em levantar essa bandeira e tirar milhões de brasileiros desse vicio, que com certeza é muito difícil de ser largado. Parabéns pela iniciativa.
  17. 17
    Carminha Moizés
    Dr. Drauzio, boa noite!!
    Acabei de assistir a reportagem do Fantástico sobre o Brasil sem Cigarro.
    Comecei a fumar aos 17 anos. Hoje estou com 49 e em 2009 descobri um câncer dentro do ovário esquerdo, (Carcinoma). Submeti a histerectomia total e em 2010 retirei grudado no final do intestino grosso outro carcinoma, Em cada um fiz 6 sessões de quimioterapia. Graças a DEUS estou bem. Mas não consigo para definitivamente de fumar. Antes fumava quase 2 maços por dia. Hoje eu consigo ficar sem fumar o dia inteiro e nem penso no cigarro. Mas quando chego em casa, fumo de 2 a 4 cigarros todos os dias. Isso está me incomodando muito e não encontro apoio em casa. Meu marido fuma o cigarro de palha e sua rotina sobre isso não mudou em nada em relação do que passei. Me ajuda…preciso de um incentivo mais forte para me dar mais coragem. O que devo fazer? Obrigado.
  18. 18
    Mara
    Parei de fumar ha 7 dias estou muito feliz, pois achei que não conseguiria. Obrigada
  19. 19
    andreza lira
    o que você deve fazer e parar de fumar….
    o mehor remédio para pessoas que fuma..
    e ter força de vontade..se voce nao tem força de vontade jamais consiguira…
    pense nisso….
  20. 20
    nilva
    tenho 36 anos fumo desde os 17 sinto muito mal ja sinto o coração desparar quando fumo mas não consigo deixar o cigarro por favor me mand essa tabela
  21. 21
    Ana Paula
    Olá dr.,comecei a fumar com 14 anos, hoje tenho 30, durante esse tempo tentei parar 2 veses, em uma fiquei um ano e em outra fiquei 3 meses. Espero que desta vez seja pra valer, estou a 2 dias sem esse maldito. FORÇA BRASIL!!!
  22. 22
    denise
    tambem gostaria de receber essa tabela,fumo a 40 anos,quero muito parar ,me ajude por favor!!!
  23. 23
    Elaine
    A mente domina o corpo…
    Estou condicionando meu cérebro a não querer mais cigarro…
    Fumo há 15 anos e to sem fumar há 1 dia…
    PNL – Leiam mais sobre! (Programação Neurolinguística)
  24. 24
    Keila Sousa
    Olá Dr. Drauzio….Quero mencionar aqui a imensa satisfação de ver na nossa tv brasileira uma campanha como essa do BRASIL SEM CIGARRO!E dizer que eu fumava a 12 anos… (nesse período parei um ano mais voltei) e graças a essa campanha ganhei forças para PARAR de vez com esse maldito vicio! Eu falo com muito prazer Parei de fumar dia 13 de novembro de 2012..Há muito não sabia o que era dar um beijo apaixonado no meu marido…não pq ele não quisesse, mais eu msm me incomodava com o odor…agora posso namorar novamente…E voltei a fazer atividade física tbm… o que tem me deixado muito satisfeita! Digo que a imagem daquele pulmão negro nunca sairá da minha cabeça…Hj quero qualidade de vida e sei que é possível!! Se eu consegui qualquer um pode….basta querer de verdade!!!Força Brasil!!!
  25. 25
    corina braga
    Olá, sou fumante a 21 anos. Quero parar. Pode me mandar a tabela.
    Obrigado.
  26. 26
    marly
    Pessoal, hpje entrei no terceiro dia sem fumar. Parei domingo, 13/11/2011 às 20h, e claro ele me atormenta a todo momento, mas sou mais forte do o cigarro. Cada vez que sinto a vontade de fumar, tomo água, ou como aqui no sul, tomo chimarrão e a vontade passa. Assim estou conseguindo me livrar. E posso dizer a vcs, já melhorei muito minha respiração, o chiado no meu peito diminui e muito. Por isso digo a voces, força de vontade e muita disciplina, é isso que precisamos para largar o cigarro.
  27. 27
    Soeny
    Dr. por favor mande a tabela
    por este e-mail que está ai
    mais rapido possível
    muito obrigado!
  28. 28
    Giselle
    Não sou fumante, mas gostaria de saber como posso ajudar uma pessoa que está começando a fumar. A pessoa fuma somente nos finais de semana quando está bebendo e chega a fumar três maços de cigarros um atrás do outro. Que forma de incentivos devo dá, o que posso falar? Vcs que são fumantes e estão comentando aqui se sentiam bem quando alguém ficava falando para largar o cigarro?


    Entenda como a nicotina age no organismo

    A fumaça inalada a partir da queima do fumo atravessa a faringe, a laringe, traqueia e invade os brônquios, seguindo na direção dos alvéolos pulmonares – estruturas em forma de saco, altamente irrigadas por pequenos vasos sanguíneos – para que as trocas de oxigênio por gás carbônico possam ser efetuadas.
    Ao chegar aos alvéolos, as gotículas de nicotina entram em contato com a infinidade de vasos sanguíneos que os irrigam, atravessam suas paredes e caem na corrente sanguínea. Dependendo da profundidade da tragada, 70 a 90% da nicotina presente na fumaça é absorvida nos alvéolos. Ao cair no interior dos milhares de vasos capilares dos pulmões, a nicotina se mistura com o sangue já oxigenado, que será levado ao coração para ser bombeado para todo o organismo.
    O processo é tão rápido que a nicotina atinge o cérebro entre apenas seis e dez segundos. Os neurônios de várias regiões do cérebro possuem, em suas membranas, pequenas “antenas” às quais as moléculas de nicotina se ligam. Essas “antenas” funcionam como receptores da droga e não têm número fixo: conforme a repetição diária de tragadas aumenta, maior o número dessas “antenas”. Com mais receptores disponíveis, a quantidade de nicotina necessária para acalmá-los precisa ser maior.
    À medida que a droga vai sendo metabolizada, isto é, decomposta, os receptores começam a ficar vazios, e a vontade de fumar aumenta progressivamente: surge a crise de abstinência, carregada de ansiedade e agitação, que só regride quando a fumaça chega outra vez aos pulmões e a primeira dose de nicotina atinge o cérebro.
    1. 1
      Lindemberg
      Tenho 16 anos , fumo desde dos 13 , já percebi enumeras vezes que o cigarro que me prejudica , mesmo assim é muito difícil eu parar de fumar , preciso de ajuda.
    2. 2
      Sandro Andrade
      Lindemberg, eu tbm fumo desde os treze anos, hj tenho 19 e pretendo parar de fumar, quanto mais voce adir parar de fumar é piór, tente parar aos poucos, comece fumando apenas 5 por dia e a cada dia vc diminui um cigarro, depois começe a dar intervalo de um dia e fume apenas um durante uma semana, na próxima semana dê um intervalo de 2 dias, e assim sussesivamente, vai xegar um dia em que voce irá fumar apenas um por semana, quando voce xegar a esse ponto de apenas um por semana, experimente parar de vez. esqueça que o cigarro exista e pense positivo, eu novamente irei tentar… boua sorte :D
      p.s: esse plano nao é garantia de voce parar de fumar, ai vai da sua força de vontade.no final conseguir resistir. pense sempre no mal que faz…
      BOM DIA…
    3. 3
      Elisabeth
      Queridos, vocês são jovens e ainda não devem se preocupar com o cigarro, pois ele leva no mínimo 40 anos para começar a fazer algum mal. Preocupem-se mais com as outras drogas, como álcool, maconha, etc. Essas sim, provocam malefícios rapidamente. Às vezes acho que as campanhas antifumo são orquestradas por traficantes. Antigamente, a única droga que existia era o cigarro, agora a concorrência é muito grande.
    4. 4
      sandra
      Sandro desculpe mas descordo de você faz 1 ano que parei de fumar comecei aos 15 hoje tenho 27 você tem que parar de uma vez esse negocio de aos pouco não adiana não viu quem quer parar tem que ter opinião e forca de vontade pois hoje me sinto muito bem e vejo como essa porcaria me fazia mal
    5. 5
      viviane ap candido santos
      eu tenho 31 anos de do 16 eu fumo não consigo para de fuma
      ja tentei varias veze sempre estou fumando
    6. 6
      Christiane
      Fumo desde os 14 anos, aos 17 anos engravidei e isto me fez para de fumar imediatamente, tinha nojo do cigarro loga apos o nascimento do meu lindo filho voltei a fumar!!! Hoje aos 25 anos estou gravida do segundo filho e não consigo para de fumar, choro de raiva fico transtornada mas não fico sem o meu cigarro. Não sei mas oque fazer mais.
    7. 7
      Rosana
      fuma a mais de 25 anos,parei 3 vezes que foi na minhas gravides,eu quero muito parar mas quando penso em parar parece que eu fumo mais,meu mastologista disse que eu preciso parar com o cigarro,gostaria de ter essa tabelinha.
    8. 8
      ana cristina rodrigues bonfa
      me chamo cristina tenho 37 anos fumo desde os 15 sinto que meu coraçao vem disparando muitas vezes quando estou fumando preciso parar urgente por favor me ajude.
    9. 9
      Maria Nice de Albuquerque
      Comecei a fumar qdo vi uma matéria afirmando que o fumo acelera o metabolismo. Engordei muito na gravidez e não conseguia reduzir o peso. Já parei durante 1 ano e voltei a fumar pq estava engordando novamente, apesar da prática de exercício físico. Hoje, sei que sou dependente, mas penso em diminuir aos poucos pra não voltar a engordar pq sei dos males que o cigarro causa.
    10. 10
      Vanessa
      Eu achei essa camapanha sensasional, comecei a fumar aos 14 anos e hj estou com 27 anos e tenhom vontade parar mais não consigo mas estou esperançosa pela campanha e espero que tudo de certo, o brasil preçisa parar com essa droga…
    11. 11
      Karine Lopes
      Olá..Comecei a fumar aos 13 anos, mas só quando estavas com minhas amigas…fumavamos pra afirmarmos algo….que até hoje não sei o que é?
      Atualmente tenho 31 anos, fiquei por três anos sem fumar. Não sei porque voltei. Mas uma coisa é fato quero parar de fumar. Fiz o teste e o resultado foi “baixo”. Tenho uma enxaqueca muito forte, meus dentes estão sensíveis e pele com acne. Fumo por dia menos de 10 cigarros…uma carteira dura 02 dias, mas quando acaba fico empaciente falta algo!! Irei adquirir esta nobre campanha. Abraçow.
    12. 12
      vera santana
      é o meu maior sonho parar de fumar ,fumo desde os meus 13 anos hoje estou c/ 47 e vou participar do brasil sem cigarro, tenho assistido todos os programas que bom que vcs fizeram uma campanha dessa fiquei muito feliz e vou ficar mais ainda quando parar de fumar c/ fé em deus, sei que é dificil mais eu vou conseguir . muito obrigado
    13. 13
      Vanessa
      Pessoal, fumo em média 20 cigarros por dia, sou fumante há 14 anos. Já fumei mais, já fumei menos e já até parei por umas duas ou três vezes. Nada que ultrapassasse 30 dias… Enfim! Antes quando pensava em parar de fumar, pensava que seria mais cheirosa(pq fumante fede), pensava na economia do dinheiro, no bem estar que proporciona, na disposição que aumenta, etc. Hj não consigo parar de pensar um só minuto que somando os cigarros que fumo são: 20 p/ dia, 600 p/ mês e 7.200 cigarros por ano. Se multiplicar por 14 anos são: 100.800 cigarros. Meu Deus!!! Quanta saúde jogada fora. Vamos parar galera, vamos nos ajudar. Contem comigo!
    14. 14
      Marlei Geber
      Fumo há mais de 30 anos e nunca consegui nem tentar parar de fumar, pois fico irritada só de pensar que posso ficar sem cigarros.
      Você pode me enviar sua tabelinha?
      Obrigada
    15. 15
      maria
      meu nome e maria das graças fumo desde meus 18 anos de idade. já são 28 anos de tabagismo. estou desde o dia 29 sem fumar!!esta sendo muito difícil, pois esta me dando muitas reações, sono falta de apetite e etc.
      os horários mais desfieis são ao acordar .
      estou conseguindo.
      gostaria de uma ajuda.
    16. 16
      ALAN ROBERT'
      Fumo desde os 14 anos hoje tenho 23 anos, fumo mais de um maço por dia, ja parei durante um ano mais voltei e ja faz quase um ano que voltei a fumar, mais agora decidi parar novamente junto com outros aderentes a campanha brasil sem cigarro.
    17. 17
      Gilmar
      Elizabeth, que pena que você é tão desinformada! como vc me explica então a morte de um amigo que eu tinha que morreu aos 36 anos de idade de cancer provocado pelo fumo, e detalhe importante ele tinha parado de fumar ja fazia quase 5 anos… como voce vem dizer que o cigarro leva no minímo 40 anos para se sentir seus efeitos maléficos. Obs.: eu tb sou um dos fumantes que precisam parar!!
    18. 18
      fabiana
      começei afuma com 15 hoje estou com 34 ja fiz de tudo usei adesivo,goma de mascare até remédio não sei mais o que fazer, mal levanto ja estou com o cigarro na boca, e fumo mas de 40 cigarro por dia obs: eu tambem sou uma das fumantes que precisa para!!

      Fumante passa por cinco fases antes de decidir parar

      A tomada de decisão para largar o cigarro resulta de um processo que costuma levar anos ou décadas para se completar. Especialistas demonstram que, do ponto de vista didático, é possível reconhecer cinco estágios pelos quais a maioria dos fumantes passa antes de jogar fora o maço.
      A primeira é a Fase de pré-contemplação, quando os fumantes não pensam em mudar seu comportamento e racionalmente veem mais vantagens em fumar do que deixar de fazê-lo. Já a Fase de contemplação acontece quando o fumante sente no corpo alguns problemas causados pelo fumo, tenta reduzir o número de cigarros, mas ainda não se convenceu completamente de que vale a pena ficar livre da dependência.
      Na Fase de preparação, o fumante já sabe que o cigarro é seu inimigo, pensa seriamente em largar, mas ainda lhe falta coragem para adotar medidas radicais. É na Fase da ação que finalmente o fumante se confronta com sua condição de dependente e toma a decisão de parar. Muitos dos que estão nesta fase chegam a marcar data para fumar o último cigarro. Mas a etapa mais difícil é mesmo a Fase de manutenção, porque muitos hábitos associados ao fumo precisam ser modificados.
      Agora, se houver recaídas, não há problema. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que os fumantes fazem, em média, três ou quatro tentativas antes de conseguir parar de fumar definitivamente.

      FONTE: FANTÁSTICO 

Comentários

edna couto disse…
oi meu nome e edna e tenho que dizer que ha muitos isso poe parecer loucura mas para aqueles q anseia parar de fumar e simples entrgue atua vida a jesus,façaum jejum de sete dia das 7 da manha ao meio dia e diga para jesus q esta jejuando para q vç se liberte da escraviado do cigarro e depois vç vera q toda vontade de fumar passara.meu querido concientize de uma coisa..olhe para o ceu para natureza ,os animais o,ser humano ,ora td foi deus que fez sozinho ne......agora pense vç acha que sera dificil para deus te libertar de um misero cigarro ?claro q nao ne ,tenha fe e vers......o beijo a todos se quiserem mas orientaçao sobre a libertaçao adicione.me no msn.o meu e .edna-couto1@hotmail.com fiquem todos nsa paz do senhor jesus...........