TORNE-SE MEMBRO E APÓIE ESTE BLOG VOCÊ TAMBÉM !!

16 agosto 2010

COMPARTILHAR É PRECISO. MAS COM QUEM?

OUTRO DIA ESTAVA CONVERSANDO COM UMA GRANDE AMIGA QUE FIZ LOGO QUANDO ABANDONEI A CLÍNICA. ESSA AMIGA SEMPRE FOI GRANDE OUVINTE DE MINHAS HISTÓRIAS RELACIONADAS AS DROGAS, ALIÁS CONFIO MUITO NELA E POR VÁRIAS OPORTUNIDADES ELA FEZ O PAPEL DE MÃE, ME ACONSELHANDO E VEZ EM QUANDO PUXANDO MINHA ORELHA.
ESTAVA CONTANDO UM DOS ABSURDOS QUE COMETI PARA CONSEGUIR DROGAS, ESSE CASO PUXOU OUTRO E OUTRO E SE PASSARAM MAIS DE UMA HORA DE CONVERSA. DE REPENTE ELA DIZ: "-VOCÊ CONTA ESSAS COISAS COM UM SORRISO...  DÁ ATÉ RISADA...
...FALA COM UMA TRANQUILIDADE!?!?!?"
RESPONDI QUE O FATO DE CONTAR MEUS ERROS E ADMITI-LOS PARA TERCEIROS, NÃO É UMA COISA FÁCIL NEM QUANDO SE TEM TOTAL CONFIANÇA NA PESSOA ( EU CONFIO MUITO NELA ), POIS POR MAIS QUE EXISTA CARINHO  ENTRE ALGUÉM QUE QUER PARTILHAR E QUEM VAI OUVIR, É MUITO DIFÍCIL A EXPOSIÇÃO DOS ERROS, POIS É INEVITÁVEL UM JULGAMENTO OU ATÉ MESMO UMA CONDENAÇÃO.
ACREDITO SER POR ISSO, QUE MUITOS ADICTOS PROCURAM PARTILHAR COM PESSOAS COM O MESMO PROBLEMA, MESMO SENDO ELAS ESTRANHAS.
MAS PREFIRO ASSIM, FALAR COM QUEM NÃO VAI DIZER COMO UMA MÁQUINA PROGRAMADA UM TRECHO DO "SÓ POR HOJE" E TERMINAR O FEEDBACK COM UM "FORÇA COMPANHEIRO". CREIO QUE É SEMPRE MAIS CERTO AQUELE CONSELHO DE QUEM REALMENTE SE IMPORTA COMIGO. MAS CLARO, PARA ISSO DAR O RESULTADO ESPERADO TENHO QUE SER HONESTO E SEM RESERVAS. POIS SE O QUE BUSCO É MANTER EM MIM A VONTADE DE REPARAÇÃO, É NECESSÁRIO ALIMENTAR ESSAS LEMBRANÇAS EM MINHA MENTE E CORAÇÃO.
TEM OUTRA VANTAGEM EM FALAR COM QUEM CONVIVO. ELA NÃO É UMA PESSOA QUE VOU ENCONTRAR UMA VEZ POR SEMANA DURANTE ALGUNS MINUTOS OU ALGUÉM QUE CONVIVI UM CURTO TEMPO DENTRO DE UMA CLÍNICA, ELA É MINHA AMIGA, ESTAMOS SEMPRE EM CONTATO E TENHO CERTEZA QUE ELA É CAPAZ DE ME DIZER, SE FOR NECESSÁRIO QUE ESTOU ERRADO OU SE ESTOU INDO PARA O LADO ERRADO.
GRAÇAS A DEUS TENHO ESSA AMIGA! ALIÁS, É MAIS DO QUE UMA AMIGA, POIS NESSA DISTANCIA QUE VIVO LONGE DE MINHA FAMÍLIA, É ELA QUE FEZ E ACREDITO QUE VAI FAZER MUITO A VEZ DE MÃE.
BEIJOS A ELA....
     ....MELHOR, VOU PASSAR EU MESMO LÁ PARA DAR ESSE BEIJO!
NA CLINICA ONDE ESTIVE, A PARTILHA ERA UMA ESPÉCIE DE MOEDA DE TROCA. FUNCIONAVA ASSIM; QUEM OUVIA UM COMPANHEIRO RELATAR SEUS MEDOS, ERROS OU SONHOS, CONTAVA AO COORDENADOR EM TROCA DE UMA FALSA BOA CONVIVÊNCIA. O TERAPEUTA POR SUA VEZ USAVA ESSAS INFORMAÇÕES COMO ARMA, PARA FERIR, MAGOAR OU HUMILHAR OS RESIDENTES, VALE A PENA LEMBRAR QUE PARA ELE, ISSO É "TERAPIA" (MAS É SÓ NA CABEÇA DELE).
DE CERTA FORMA ISSO ME AJUDOU SIM, POIS FIQUEI IMUNIZADO CONTRA ESSES TIPOS DE VIOLÊNCIAS QUE ENCONTRARIA AQUI FORA NO MUNDO REAL, MAS CONFESSO QUE NÃO SOFRI COM ISSO NEM QUANDO MORAVA NAS RUAS.
SE VOCÊ É UM DEPENDENTE E QUER AJUDA. PROCURE ALGUÉM DE SUA CONFIANÇA, UMA PESSOA QUE REALMENTE SE IMPORTE CONTIGO E QUERIA SEU BEM. CONTE A ELA O QUE TEM FEITO, AS TRAPAÇAS, SEJA HONESTO COM VOCÊ MESMO E PEÇA AJUDA.
SE VOCÊ É A PESSOA ESCOLHIDA PARA OUVIR UM DEPENDENTE, ESCUTE COM ATENÇÃO, NÃO FAÇA NENHUM JULGAMENTO, AJUDE A ELE MESMO SE AJUDAR, DEIXANDO ELE SE RESPONDER PELOS ERROS COMETIDOS E ACONSELHE COMO SE FOSSE VOCÊ NA SITUAÇÃO DELE. É PRECISO LEMBRAR QUE SE TRATA DE UMA DOENÇA E QUE, SE FOI PEDIDO SUA AJUDA, É PORQUE O SOFRIMENTO É GRANDE. SEJA UM CANAL DE DEUS A UM IRMÃO QUE SOFRE, MAS NUNCA SOFRA POR ELE.
ATÉ A PRÓXIMA!
FIQUEM COM DEUS!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Creio que existem terapeutas e diretores de clinica que realmente se importam com seus pacientes,vc falando assim parece generalizar todo tipo de ajuda tanto de grupos como de clinicas, várias pessoas trabalham nessa área sem ganhar nada em troca,eu mesmo conheço vários, ele((a) s fazem por puro amor e com muita dedicação é muito lindo de se ver.